data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: João Alves (Prefeitura de Santa Maria)
Este sábado foi o Dia D de atualizar a Caderneta de Vacinação e ajudar a interromper a circulação do vírus do sarampo no país. Para isso, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abriram suas salas de vacina para imunizar o maior número de crianças possível. A ênfase foi para a aplicação da dose em crianças de seis 6 a menores de 5 anos.
- Avaliamos como positiva a campanha em Santa Maria, dentro do esperado. Houve procura em todas as unidades que abriram - disse o secretário de Saúde, Francisco Harrisson.
Aplicativo oferece carona a R$ 2 em Santa Maria
Pessoas com até 29 anos, que fazem parte da segunda etapa de vacinação, também puderam atualizar a caderneta (confira abaixo). Para garantir a dose, é necessário que pais ou responsáveis apresentem o cartão do SUS.
CAMPANHA
A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo reforça a atualização da caderneta de vacina, ocorrendo em duas etapas, nos meses de outubro e novembro. Até o próximo dia 25, os pais de crianças de seis meses a menores de 5 anos devem levar os pequenos em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) para a verificação da caderneta. Caso a criança não tenha sido imunizada, receberá a dose.
Esses dois públicos foram priorizados porque estão entre os mais acometidos e com maior incidência da doença nos surtos registrados em 2019. Em crianças menores de 5 anos, os registros de internações são em maior número e apresentam alto risco de desenvolver complicações, como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.
CALENDÁRIO
- Para crianças de seis meses a menores de 5 anos: Até 25 de outubro. Horários conforme as Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
- Para pessoas de 20 a 29 anos: De 18 a 30 de novembro. Horários conforme as Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
30 de novembro
Dia D, das 8h às 17h, nas Salas de Vacina das UBSs
*Com informações da prefeitura de Santa Maria